Um verdadeiro salto no setor calçadista só vai acontecer com investimento em inovação. E aqui, não se trata apenas de design e tecnologia, mas também de modelo de negócios, já que os hábitos de consumos das pessoas estão mudando e isso mexe com toda a cadeia de produção.
Se por um lado existem empresas que já nascem com uma pegada inovadora, o setor tem muitas empresas grandes, tradicionais e de perfil familiar que tendem a resistir mais às mudanças.
Para tentar criar um ambiente mais propício ao novo e despertar nos empresários essa curiosidade, foi criado o Future Footwear, um projeto que quer aproximar seus agentes de jovens empreendedores para quebrar com o tradicionalismo da indústria calçadista, composto pela Abicalçados, Abrameq (Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins), a Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) e o CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil).
Fonte: SBVC