Você já teve aquele sapato que gostava tanto que literalmente usou até furar? Com alguns cuidados simples é possível aumentar a durabilidade dos seus calçados. Confira a seguir:
1. Organização
Os pares que ficam guardados por um período maior (troca de estação, por exemplo) precisam ser colocados para fora de vez em quando. Isso evita a proliferação de fungos e bactérias. O ideal é que recebam ventilação, por isso sacos de TNT são uma boa opção para guardar seus sapatos. Os mantenha em local com pouca umidade e sem pegar sol diretamente. É importante também alternar os pares. Não utilizar os mesmos todos os dias contribui para maior durabilidade.
2. Acessórios
Lave sempre os "acessórios" do calçado junto, com água e sabão. As palmilhas devem ser limpas separadas. O ideal é lavá-las com frequência, pelo menos uma vez a cada quinze dias. Uma dica importante é cobri-las com bicarbonato de sódio. Deixe a substância em contato com a superfície da palmilha por algumas horas. Essa tática ajuda ainda a remover possíveis manchas.
3. Limpeza
Com uma escovinha de cerdas macias e uma esponja, retire a sujeira superficial. No caso dos tênis, procure utilizar um detergente neutro. Após o enxágue, não coloque no sol. Se forem sapatos de couro, utilize uma toalha umedecida e uma escova macia com sabão neutro. Deixe secar em local ventilado.
Fonte: Meu Pé de Conforto