O metal é um dos materiais mais utilizados em nosso cotidiano. Ele é encontrado em embalagens de metais, fios e outros diversos produtos metálicos. Ao ser descartado, seja por pessoas ou empresas, o processo de reciclagem garante seu reaproveitamento.
Após esse procedimento, o metal reciclado tem praticamente as mesmas características do metal comum. Um dos diferenciais dessa matéria-prima é justamente a ótima qualidade, inclusive após a reciclagem.
Um exemplo dessa matéria é o alumínio, que pode ser usado de forma ilimitada. Já o aço, após ser reciclado, volta para a cadeia produtiva para ser transformado em latas e peças automotivas.
A reciclagem do metal é de extrema importância para o meio ambiente, uma vez que, quando é comercializado em sua forma reciclada, esse material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza. Outro ponto importante deste processo, é que a reciclagem desta matéria gera renda para milhares de pessoas no Brasil.
Anterior ao processo de reciclagem, a separação e coleta seletiva são fundamentais. Há inúmeros locais destinados ao descarte correto de metais.
Com o mercado se adaptando e aderindo à sustentabilidade, um dos novos requisitos de muitos consumidores, estar atento aos processos que os materiais passam, é ainda mais essencial para as empresas.
Fonte: Só Biologia.