Os metais são um dos materiais mais utilizados na indústria, confecção e moda no geral. Alguns deles são encontrados em abundância na natureza e demonstram grande resistência e bom desempenho, até mesmo nas mais variadas temperaturas e pressões.
Porém, em muitos casos, os metais não são usados da forma pura, ou seja, da forma como são extraídos, eles precisam passar por alguns tratamentos. Esses tratamentos são feitos para fazer com que as características dos metais sejam adequadas à necessidade do projeto.
Um dos principais tratamentos é o banho, que consiste em submergir o metal em algum fluido com o objetivo de fazê-lo adquirir determinada característica.
Os principais banhos são:
- Banho de cobre: é um dos procedimentos mais conhecidos no mercado. Por mais que este material seja conhecido por seu excelente desempenho como condutor elétrico, ele também tem como marca registrada a cor avermelhada, o que o torna um produto muito procurado. Além disso, o banho de cobre melhora a resistência do metal.
- Banho de cromo: o cromo é um metal com características curiosas, pois por mais que sua estrutura molecular devesse fazer com que ele se comportasse como o ferro ? e, consequentemente, fosse pouco resistente à corrosão -, na prática, ele se comporta de forma diferente. De forma geral, ele reage de forma superficial com elementos oxidantes. Por conta disso, o banho de cromo é um recurso popular para a melhora da resistência do metal.
- Galvanoplastia: ela usa da eletrólise para fazer com que um metal fique recoberto por outro, normalmente com o objetivo de torna-lo mais resistente. Durante a galvanoplastia, o metal fica exposto a um cátodo e um ânodo, com o objetivo de afetar a forma como seus elétrons circulam. Dessa forma ocorre um fenômeno de nível molecular que permite a junção dos metais, tornando-o um objeto recoberto por níquel, por exemplo.
- Banho de ouro: nele uma peça de latão é submergida em outro e em diversos outros químicos, fazendo com que ela se torne mais nobre. No mercado da moda, isso faz com que o acessório seja mais valorizado e possa ser vendido por um valor maior. Outra vantagem é que peças banhadas a ouro se tornam mais acessíveis, pois pessoas alérgicas, normalmente, não têm problemas em usar objetos banhados a ouro.