O primeiro metal descoberto foi o cobre, ainda na pré-história, no oriente médio. Com a descoberta desse material e posteriormente de outros metais foi possível desenvolver ferramentas mais eficientes que as de pedra. Graças ao metal, foi possível fabricar a roda.
O ferro foi descoberto também na pré-história, porém, o aço, como conhecemos atualmente, só foi desenvolvido no ano de 1856, alcançando grande repercussão no meio industrial. Isso porque o aço é mais resistente do que o ferro fundido e pode ser produzido em grandes quantidades, servindo de matéria-prima para diversas indústrias.
Com o avanço tecnológico dos fornos e a crescente demanda por produtos feitos de ferro e aço, as indústrias siderúrgicas aumentaram a produção. No entanto, o crescimento deste setor trouxe também um aumento da extração de madeira para produção de carvão e da emissão de gases poluentes na atmosfera pela queima de carvão vegetal. Segundo a Worldsteel (associação global do ferro), a produção mundial de aço bruto, em 2014, foi de 1,66 bilhão de toneladas, correspondendo a um crescimento de 1,2% em relação ao ano anterior.
O ferro e o aço são encontrados na agricultura (ceifadeiras, colheitadeiras, semeadores, arados, etc.), nos transportes (caminhões, carros, navios, aviões etc.), na construção civil, na indústria automobilística, em embalagens, aparelhos domésticos e muitas outras utilidades.
Veja abaixo os principais tipos de metais e suas aplicações:
- Ferro: utensílios domésticos, ferramentas, peças de automóveis estruturas de edifícios, latas de alimentos e bebidas;
- Aço: latas de alimentos, peças de automóveis e aço para a construção civil;
- Alumínio: latas de bebida e esquadrias;
- Cobre: cabos telefônicos e enrolamentos elétricos e encanamentos;
- Chumbo: baterias de carros e lacres;
- Níquel: baterias de celular;
- Zinco: telhados e baterias;
- Mercúrio: lâmpadas fluorescentes e baterias.
Composição do Metal
Os minérios são substâncias encontradas em solos e rochas de onde é possível extrair os metais. Alguns metais, tais como o ferro e o cobre, são extraídos dos minérios já na forma a ser utilizada. Outros, como o aço e o bronze, precisam ser associados a outras substâncias.