A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) anunciou em seu último relatório anual de comércio exterior que o mercado mexicano elevou suas compras de calçados fabricados no Brasil para dois dígitos no ano de 2022.
Conforme revelado pela entidade, entre os meses de janeiro e dezembro, as exportações de calçados no Brasil para o México atingiram um valor superior a 20,1 milhões de dólares, o que em valor representa um aumento de 46,9% face ao total acumulado em 2021, quando o mercado mexicano investiu 13,6 milhões de dólares em calçados brasileiros.
No que diz respeito à análise por volume, o relatório da Abilcaçados confirma que em 2022 entraram em território mexicano pouco mais de 2,8 milhões de pares de calçados de fabricação brasileira, valor 17,5% superior ao registrado no ano de 2021, quando entraram 2,3 milhões de pares.
Com esses resultados, o México se posicionou como o 12º destino global do calçado brasileiro no ano e o 9º em nível regional.