Existem componentes de grande importância para as confecções de roupas, são essenciais para a criação dos modelos e ainda agregam valor e personalidade ao produto. Os metais para confecção são um exemplo disso, são usados no acabamento das peças e para uma fácil utilização.
A alta qualidade dos metais para confecção é fruto da utilização de matérias-primas de procedência e o uso de maquinários especiais. Esta combinação torna o acabamento perfeito e o resultado satisfatório. Esses metais para confecção podem ser encontrados em modelos padrão, como também são personalizados de acordo com a preferência do cliente, que neste caso envie seu projeto para o fabricante.
Personalizar uma fabricação é deixá-la única e consequentemente exclusiva para o consumidor, este é o trabalho de todo fabricante de roupas. Parte deste processo é utilizar os metais para confecção como acessórios ou para o acabamento.
As etiquetas servem para passar informações importantes, como tamanho, fabricação e instruções de uso, mas também para propagar uma marca. Alguns tipos de roupa precisam de etiquetas com uma duração prolongada, nestes casos pode-se personalizar com metais para confecção. Também é comum ver peças em jeans com destaques em metais para confecção, que vão desde a etiqueta até os botões.
Outro setor que necessita de peças em metal de qualidade e durabilidade é a moda praia. Os metais para confecção para biquínis, sungas, maiôs, são desenvolvidos de maneira diferenciada, pois, necessitam de mais atenção, pois devem suportar a umidade e também o cloro e sal em excesso.
Outros itens também são essenciais no desenvolvimento de peças, como os botões, zíperes, puxadores e fivelas. Cada um desses metais para confecção possuem uma funcionalidade e podem adornar.