O processo se inicia com o designer que pesquisa em revistas de moda, catálogos, feiras, exposições, internet, viagens aos grandes centros de moda, e tantas outras fontes de pesquisa que tiver, a fim de analisar e interpretar as várias tendências, não só de moda, mas principalmente as de comportamentos. Ele também idealiza e visualiza os modelos, linhas e coleções, englobando as construções, formas, cores, adornos, materiais, texturas e possíveis custos, traduzindo todas estas informações em desenhos detalhados, passíveis de entendimentos há profissionais e outros setores.
Ao modelista cabe a importante função técnica de adequar produtividade ou a manufaturabilidade do produto, adaptando a concepção do designer às condições e características do processo de produção.
Corte - A matéria prima é cortada. No processo tradicional, o corte é realizado com facas e balancins. Os processos mais avançados utilizam o corte a laser, jato de água, ou ar comprimido, em geral de forma integrada com a modelagem por CAD, resultando em um aproveitamento da matéria-prima bastante superior dado que o controle da área a ser cortada é feito pelo computador.
É ainda nesta etapa que são efetuadas todas as marcações que servirão de bases para a próxima etapa.
Costura / Pesponto ? As peças que foram cortadas e marcadas na etapa anterior, agora são unidas pela costura ou pesponto.
Montagem ? é nesta etapa, que há a colação do cabedal na fôrma a fim de obter-se a conformação e a fixação do cabedal junto à palmilha de montagem, geralmente por meio de colagem, mas podendo ser costurada, nesta etapa ainda ocorrem as operações de colocação de biqueiras ou couraça, contrafortes, cambrês, entretelas e outras.
Solado ? são fixadas as palmilhas de montagem, já com os cabedais montados e enformados aos solados, esta fixação pode ser pregada, colada, vulcanizada ou costurada. Nesta etapa também ocorrem operações como os processos de pregar e colar os saltos e tacões, asperar (lixar) os solados e cabedais enformados que foram montados nas palmilhas de montagens e colagem por meio de pressão.
Acabamento - Por fim, nesta etapa de acabamento, o calçado é desenformado e passa pelos retoques finais como: Colocação de forros, taloneiras, sobre palmilhas, pintura, enceramento, encaixotamento e etc.
Quer garantir os melhores acabamentos para os seus produtos? Confira o nosso catálogo completo.
Fonte: ebah