A moda vegana é uma tendência internacional com presença em passarelas famosas, fruto da busca de alternativas para o couro. No Brasil, onde oito por cento da população brasileira se declara vegetariana, segundo o Sebrae, a venda de produtos veganos e vegetarianos cresceu desde 2014.
Com tecnologia e inovação como focos do salão Inspiramais, a Cipatex estreou ali um novo status: é a primeira no Brasil a oferecer à indústria calçadista laminados flexíveis de PVC no conceito vegano. Com doze cores, a linha Vegan Premium é isenta de matérias-primas e aditivos de origem animal, tendo cana-de-açúcar e sal marinho na formulação. Esses laminados servem como matéria-prima para calçados masculinos e femininos, além de bolsas e mochilas. Com opções de toque aveludado, brilho natural, aspecto que remete à pelica e efeito atanado.
Na Feira TM, a gaúcha Ipadma fez o lançamento da linha Veg. Nascida com preocupação ecológica em 2016. A linha é de sandálias elaboradas com tecidos sustentáveis, com fios de garrafas plásticas, solados de borracha reciclada e colagem à base d'água. Na feira Francal, houve um espaço resernvado para fabricantes veganos.
A sustentabilidade e o respeito aos animais é uma tendência que vem crescendo. E mostrando que a moda não se trata apenas de estilo, é preciso também ter atitude para mudar o jeito de fazê-la.
Fonte: Jornal Indústria & Comércio