O cenário do setor calçadista está melhorando, prova disso é que, pelo terceiro mês consecutivo, as indústrias de calçados dos Vales dos Sinos e Paranhana, e da região da Encosta da Serra, registraram um número maior de admissões do que de demissões. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), entre os meses de julho e setembro, foram realizadas 2.813 novas contratações no setor nessas regiões.
Apenas no mês de setembro, 11.424 postos de trabalho foram abertos na indústria calçadista no país. Em nível nacional, dados do Ministério da Economia apontam que foram realizadas 18.840 contratações a mais do que desligamentos, entre o período de julho a setembro de 2020.
Essa soma de dados aponta que, após meses delicados e com reduções drásticas causadas pelos reflexos da pandemia do Coronavírus, a força produtiva do setor calçadista está se recuperando aos poucos. Mês a mês os passos rumo a retomada econômica estão mais firmes e precisos, o que reforça as expectativas positivas em relação a 2021.
Outro termômetro fundamental para avaliar o andamento da recuperação do setor, em nível regional e nacional, é a retomada de importantes feiras de negócios no mês de novembro. Uma das principais é a Feira Zero Grau, que ocorrerá entre os dias 16 e 17 de novembro, no Serra Park em Gramado.
A exportação de calçados também vêm apresentando resultados animadores. De acordo com a Abicalçados, no mês de outubro, foram embarcados 10,43 milhões de pares, resultando em US$ 55,4 milhões de dólares. Um crescimento de 28,6% em volume e de 4,8% em receita no comparativo com o mês de setembro. No acumulado de 2020, as exportações de sapatos somam 74,9 milhões de pares e US$ 545,35 milhões.
Para garantir um 2021 ainda mais promissor e evitar atrasos nas entregas de pedidos, que tal já abastecer o seu estoque de metais? Aproveite nossas condições especiais na compra de tachas, ilhoses, ganchos e cravos, disponíveis a pronta-entrega em vários modelos, tamanhos e cores.