O setor calçadista, que reúne 11,4 mil empresas e movimentou no ano passado R$ 28,4 bilhões, decidiu juntar esforços para modernizar as indústrias, de forma a atender novas demandas dos consumidores. "É fundamental mudar a mentalidade dos empresários. O consumidor está mais consciente e informado, não consome mais por consumir. O desejo de ter deu lugar ao desejo de acesso às coisas, mas sem a posse. O setor precisa considerar essas mudanças para desenvolver modelos de negócios mais adequados", afirma Roberta Ramos, gestora de projetos da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
Roberta diz que os consumidores estão mais interessados em produtos que tenham mais utilidade, com o caso dos calçados femininos que permitem trocar o salto, e tênis que podem trocar de cabedal (parte superior do calçado). E também demonstram interesse em desenvolver seus próprios produtos. "Daqui a alguns anos, a impressão 3D estará acessível para todos, será que o consumidor vai imprimir o sapato em casa? Se fizer isso, de que maneira a indústria vai competir?"
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