A aplicação do modelo de economia circular está sendo criada e modelada para redesenhar a indústria da moda. O objetivo é fazer ela funcionar de forma benéfica às pessoas e aos ecossistemas. Isso desafiará os profissionais desde o fornecimento dos materiais e escolhas químicas, até as decisões de fabricação, modelos de negócios e opções de consumo. Significa colocar em prática um sistema em que usa continuamente materiais saudáveis para as pessoas e o meio ambiente, a água é conservada limpa, a energia é de fonte renovável e as pessoas trabalham com dignidade.
Atualmente existem muitas barreiras para a indústria da moda alcançar um modelo de negócios circular e colaborativo. Algumas delas são primordiais para alcançar um novo modelo mais sustentável. Em especial, é urgente a transformação da cadeia de suprimentos que é tradicionalmente linear, e a mudança na cultura de negócios que hoje depende do fast fashion. Para tanto, é preciso avançar muito em reconhecer onde está a demanda dos consumidores por produtos melhores e por modelos de serviço e de compartilhamento, e assim dedicar-se em aprofundar o conhecimento atual sobre como implementar abordagens mais circulares.
Para iniciar, será preciso investir em um case de negócio forte para reunir o setor de forma mais ampla e demonstrar os benefícios aos consumidores. Capacitar designers, profissionais do varejo e fornecedores para criar uma compreensão dos processos e princípios circulares e também criar ações para tornar os consumidores conscientes do impacto de seus hábitos de compra e educá-los na economia circular, são fatores cruciais para desenvolver novos produtos e dimensionar novas iniciativas de modelos de serviço dos produtos.
Fonte: Assintecal