Estados Unidos seguem como principal destino do calçado brasileiro
21/10/2015
Argentina e França vêm logo atrás na lista de importadores. Destaque positivo do acumulado de janeiro a setembro são os países árabes.
Nos nove meses de 2015, o principal destino do calçado verde-amarelo foram os Estados Unidos. No período, os norte-americanos consumiram 7,7 milhões de pares, pelos quais foram pagos US$ 137 milhões, 2,6% menos do que em 2014 (US$ 140,63 milhões).
A Argentina, ainda no segundo posto entre os destinos, importou 6,2 milhões de pares brasileiros por US$ 53 milhões, 20,3% menos do que no ano passado (US$ 66,55 milhões). A França fecha o pódio dos consumidores do produto verde-amarelo no período. No ínterim os franceses importaram 6,24 milhões de pares por US$ 41 milhões, 13,9% menos do que no mesmo período de 2014 (US$ 47,73 milhões).
Os destaques positivos dos nove meses do ano seguem sendo os países árabes. Os Emirados Árabes importaram 1,42 milhão de pares por US$ 16,6 milhões, alta de 17,5% ante 2014 (US$ 14,14 milhões). A Arábia Saudita, por sua vez, comprou 1,7 milhão de pares por US$ 16,9 milhões, 2,2% menos do que o registro de 2014 (US$ 17,27 milhões).
Para o executivo da Abicalçados, o número é fruto de um trabalho intenso de inserção e promoção comercial realizado na região, especialmente nos Emirados Árabes, mercado-alvo do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela entidade calçadista e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Matéria: feirafrancal.com.br