Trekking é uma palavra de origem sul-africana que significa seguir um trilho ou o chamado percurso pedestre e fazê-lo a pé. Se popularizou mundialmente, conquistando também o coração dos brasileiros. Esta prática, voltada para ambientes externos nos quais a natureza é predominante, envolve caminhadas de longa distância e exigem do praticante esforço físico e superação. O trekking, portanto, se diferencia da prática de hiking, termo em inglês que designa a prática de caminhadas leves e de curta duração.
O trekking, assim como o hiking, oferece amplos benefícios físicos e mentais, contribuindo para uma vida mais saudável e uma mente mais tranquila.
Confira alguns dos principais benefícios do trekking:
- Como toda atividade física de longa duração, o trekking estimula a produção de endorfina, substância química conhecida por gerar bem-estar no corpo humano. Esta substância atua, a longo prazo, na melhora do sistema imunológico, da memória e do humor, além de proporcionar outras vantagens para a saúde do atleta.
Contudo, para se obter estes benefícios é preciso realizar o trekking com uma certa regularidade e tomar alguns cuidados importantes de modo a exercer a atividade física de forma correta e segura.
- O trekking é geralmente realizado em áreas de pouca intervenção humana, cujos trajetos desafiam o corpo a superar seus desafios físicos e mentais. Desta forma, o exercício exige do praticante maior esforço, se compararmos a prática com uma caminhada na cidade, em terreno cimentado e plano, por exemplo. Assim, o trekking amplia a resistência cardiovascular e respiratória do praticante, além de fortalecer seus ossos, músculos e tendões, principalmente dos membros inferiores (cintura pélvica, coxas, pernas e pés).
Fonte: Pé na Trilha
Nós oferecemos metais de qualidade para suas produções voltadas ao trekking. Conheça os nossos produtos em www.lojaodosmetais.com.br