Com tantas mudanças impostas pelo período do Covid-19, o setor calçadista foi um dos que mais sofreu nas questões de produtividade e vendas. Foram necessárias diversas readaptações e readequações para poder projetar um 2021 melhor. Baseando-se nisso, a 45ª FIMEC, que ocorrerá entre os dias 9 e 11 de março de 2021, nos pavilhões da FENAC em Novo Hamburgo, prospecta o evento.
Com o tema "A única que tem tudo para criar o amanhã", a expectativa é que a feira apresente um evento cada vez mais pensado para a sustentabilidade, a economia circular e, principalmente, aos comportamentos que podem ser esperados de um mercado ainda instável. O conceito provocado pela economia circular se baseia nas mudanças de consumo aliadas a prática dos 5Rs: reciclar, reaproveitar, reusar, reduzir e repensar.
Em relação a produção logística, as apostas para a próxima edição são, como sempre, abusar dos recursos como couro e peles, mesclando com produtos químicos, componentes, inovação e tecnologia. Vale destacar que a maior Feira da América Latina foi uma das únicas que não sofreu com o impacto do Covid-19 na edição de 2020, visto que a data foi antes do grande surto.
Atrações e novos desafios
Antes de ser divulgada a programação oficial, a perspectiva para a edição de 2021 é que haja o Fórum FIMEC, onde serão discutidos todos os desafios e tendências tecnológicas para 2021 no ramo calçadista. Outra atração confirmada para a próxima edição da Feira é a Fábrica Conceito, onde são mostrados a confecção de calçados em tempo real, proporcionando mostrar a aplicabilidade dos processos tecnológicos desenvolvidos nos produtos que estarão presentes na Feira.
O Studio 10, outro parceiro com presença confirmada, abordará os conceitos sociais, econômico e ambiental. O evento é realizado por meio das parcerias da Fenac Experiências Conectam, Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos (IBTec), além da Coelho Assessoria Empresarial.
Fonte: Expansão