As ações do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) geraram US$ 162 milhões em 2018. Os resultados são referentes a 13 ações, entre feiras e missões comerciais realizadas no exterior, que geraram, US$ 40 milhões, com expectativa de outros US$ 122 milhões em negócios alinhavados durante os eventos.
As ações do programa, existentes desde o ano 2000, são fundamentais para as exportações de calçados, não somente em volume, mas também em qualificação. Há 18 anos, eram exportados produtos para 99 países, número que chegou a mais de 160 no ano passado. Além da diversificação, passamos a embarcar mais produtos com marca própria, tornando o calçado nacional desejado e conhecido nos principais mercados do mundo.
As cerca de 250 empresas associadas ao Brazilian Footwear respondem por mais de 80% das exportações de calçados, fatia que tende a crescer conforme as marcas vão percebendo a importância de adotar a atuação no mercado externo como estratégia perene e não somente ocasional.
Fonte: Abicalçados