A 7ª edição da Zero Grau, feira que reuniu 1,2 mil marcas de calçados em Gramado/RS entre os dias 20 e 22 de novembro, foi palco para mais uma edição do Projeto Imagem. O programa trouxe três jornalistas, dois argentinos e uma russa para conhecer e divulgar os produtos apresentados nos seus países.
Percepções
O argentino Aldo Delfino, diretor da Serma, ressaltou que, embora o consumo de calçados venha despencando na Argentina desde o final de 2015 (5% a 6% conforme fontes oficiais), o calçado brasileiro segue tendo espaço junto ao consumidor local. "Chamou a atenção que no voo para o Brasil, mais de 70% dos passageiros eram argentinos vindo para o Brasil para participar da Zero Grau. E não eram somente grandes comerciantes, mas também fabricantes que vinham buscar referências complementares para suas produções", contou.
Para Maurício Herzovich, diretor do portal argentino CueroAmerica, a feira surpreendeu. Segundo ele, a presença de empresas importantes do segmento e a visitação expressiva chamaram a atenção. "Percebemos muitos compradores estrangeiros, não somente da América do Sul, mas de todo o mundo. Vimos no evento, compradores da África do Sul, do Oriente Médio e da Europa", disse.
A jornalista russa Natalia Timashova, da Shoes Report, destacou a qualidade dos produtos apresentados, especialmente os de couro, que fazem muito sucesso na Rússia. "Os sapatos femininos de saltos chamaram a atenção, pois é o tipo de produto que as mulheres russas usam em todos os ambientes, no trabalho e em casa", comentou.
Fonte: www.abicalcados.com.br