Segundo o infográfico divulgado pela Visa, o termo Millennials representa a geração das pessoas nascidas entre 1981 e 1995. A Visa analisou, nesse infográfico, o perfil consumidor dessa geração.
De acordo com o infográfico, 30% da população brasileira é composta por essa geração e eles são os que mais concentram suas compras em: roupas, restaurantes e lojas de departamentos.
Os millennials formam a geração que menos investe dinheiro em contas médicas e supermercados, e realizam operações monetárias 15x por mês. De acordo com a Visa, o ticket médio dessa geração chega a ser 26% inferior ao da geração X, porém realiza o mesmo número de transferências. Além disso, são as pessoas que mais realizam compras via e-commerce, com mais de 20% do total das transações realizadas de forma virtual.
Segundo a Visa, essa geração é subdividida em: Younger Millennials, nascidos entre 1981 e 1990, e os Older Millennials, nascidos entre 1991 e 1995. Os Older Millennials, são mais digitais do que os Younger, devido ao fato dos mais jovens serem mais dependentes financeiramente dos pais e utilizarem menos do comércio eletrônico do que os nascidos nos anos 1981.
A geração Millennials também é conhecida como a geração Y e esse grupo de pessoas está sempre com o celular nas mãos e prontos para realizar suas compras online a qualquer momento, bastando apenas apertar um botão. Ainda há estudos que provam que 80% das pessoas dessa geração dormem com o celular ao lado da cama.
Um ponto que essa geração leva muito em conta no momento de realizar suas compras online é a experiência proporcionada. Essas pessoas gostam de compras personalizadas e de se sentirem importantes, como por exemplo o site da Amazon, ao fazer o login, o site se adapta ao perfil do consumidor, tanto em ofertas de produtos, quanto ao design do site.
Além disso, a experiência proporcionada para a realização da compra, deve ser a mesma em diversas plataformas, ou seja, se existir diferenças na forma de concluir a compra no celular ou através do computador, o Millennial vai desistir da compra.
Outro ponto que essa geração leva em consideração é a possibilidade de realizar suas compras como um "convidado" da loja, mas o que isso quer dizer? Quer dizer que se existe a possibilidade de fazer a compra sem a necessidade de preencher um formulário que pede diversas informações sobre o cliente, ou que não exija um cadastro do cliente, é muito mais provável que o Millennial finalize a compra e retorne no seu site para comprar outras vezes.
Fonte: Visa e E-commerce Brasil.