O estudo de tendências facilita o entendimento daquilo que é possível, provável e preferível para o futuro da empresa. A primeira dica para entender o que vai virar moda é se ligar nos diferentes vetores de expressão cultural como música, arte, tecnologia, gastronomia, cinema, moda, design, arquitetura, política, economia, dentre outros, para assim identificar ideias em comum. Muitas vezes a mensagem mais relevante de tudo não está à primeira vista, é através da observação do fenômeno da repetição que surgem os sinais de uma tendência. Toda repetição merece atenção.
E é preciso entender também que existem diferentes tipos de tendências:
As tendências Macro são aquelas que afetam a maioria da sociedade. Elas mudam a forma como entendemos o mundo. Quebrando paradigmas com longa duração. Elas não começam do dia para a noite, podendo durar mais de 10 anos.
A Micro tendência costuma ser mais pontual e atingir mercados com públicos específicos, se desdobrando dos movimentos Macro para as realidades específicas de marcas, países, cidades e etc.
As Fads costumam se relacionar a modismos, com curta duração. São aquelas tendências que vemos em revistas, ou aqueles produtos que invadem o mercado de ponta a ponta.
FONTE: bit.ly/2u7pt0h