Muitas mudanças têm causado impacto no mundo, de forma geral, e refletido diretamente no comportamento humano e em nossas rotinas. O avanço tecnológico pode ser citado como um dos principais fatores, principalmente quando consideramos a visão de mundo das gerações, influenciadas, em maior ou menor grau, pelos mais distintos recursos tecnológicos.
A chamada "geração Alpha", ou de crianças nascidas a partir de 2010, é conhecida como uma geração de nativos digitais. Isso porque os bebês dessa geração, desde bem pequenos, são expostos aos mais diversos, e constantes, estímulos tecnológicos.
Filhos da geração Y, ou Millennial - de pessoas nascidas entre 1980 e 1995 - os Alpha são crianças, em geral, solitárias, filhos únicos. Desse modo, a forma como estas crianças se relacionam com outras pessoas e com o mundo é muito diferente das gerações anteriores. Há quem diga que, para a Geração Alpha, não há mais distinção entre a vida real e a vida digital.
Estímulos constantes
Por consequência do cenário no qual foram recebidas, as crianças da geração Alpha sofrem uma aceleração no desenvolvimento de determinadas habilidades. São crianças capazes de interagir e fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo, além de assimilar diferentes assuntos em conversas paralelas. A geração Alpha é considerada a mais inteligente de todas.
Apesar de terem habilidades super estimuladas, as crianças da geração Alpha têm alguns prejuízos em capacidades como a da concentração e da paciência, por exemplo. Sentem necessidade de experimentar tudo, e o tempo todo, valorizando, portanto, mais suas interações do que seus pertences, ou objetos pessoais.
Os "Alpha" e a moda
No mundo da moda, a geração Alpha vem provocando mudanças profundas. Crianças se tornam influenciadoras digitais, desde bem pequenas. Este movimento provoca a indústria a voltar-se para o cenário infantil, não apenas como potencial consumidor, mas como inspiração e representatividade.
Pesquisas indicam que o mercado da moda infantil movimentou cerca de US$ 156 bilhões nos Estados Unidos, em 2015. Isso porque os pais dos "Alpha" investem, não somente, em roupas desenvolvidas para a faixa etária dos filhos, como também buscam muito mais por acessórios e combinações.
A geração Alpha também está demonstrando desejo por liberdade. E este comportamento se reflete numa moda mais livre de estereótipos quanto às cores, modelos e formatos de roupas femininas e masculinas. A geração Alpha, desde bem cedo, comunica que é uma geração que vem com tudo.
Fontes: Blog It Mãe e Blog Dentro da História