Os últimos anos foram marcados por mudanças expressivas no planeta ? e, como ele, no mundo da moda não poderia ser diferente. Os estilistas estão direcionando um olhar com propostas mais sustentáveis para o consumo. As determinações de isolamento social impostos pela pandemia do coronavírus fez com que a sociedade refletisse sobre o que realmente é preciso para viver bem e com qualidade. Por isso, o conceito de "menos é mais", um dos pilares da estética minimalista, nunca esteve tão em evidência quanto agora.
Nesse recorte mais sustentável, o conceito que privilegia uma moda mais durável, versátil e atemporal vem colocando o minimalismo em destaque. Esse estilo é considerado como uma escolha inteligente, responsável e consciente sobre o que consumimos quando o assunto são as roupas que usamos. Ou seja, mais do que um movimento, a moda minimalista é um estilo de vida.
E isso reflete nas coleções apresentadas no início do ano: grifes como Givenchy, Versace, Salvatore Ferragamo e Alexander McQueen apostaram no minimalismo. No Brasil, estilistas como Eduardo Amarante, que integra o grupo La Moda, também estão investindo em peças sustentáveis.
? Mas você pode estar se perguntando: o que é o estilo minimalista?
Esse conceito baseia-se em cores mais neutras e clássicas como preto, branco, cinza, marrom e azul marinho. As estampas também seguem a mesma linda, apostando em ideias mais delicadas e sutis (poás, xadrez e listras). Para apostar nesse estilo é possível criar looks estilosos com a mistura de peças com estampas sutis e cores clássicas.
? Realize as suas compras de forma consciente
Saber como comprar reflete um estilo de vida minimalista. Na hora de escolher novas peças para atualizar o seu armário, procure por informações sobre a origem daquelas roupas e opte por tecidos de qualidade e que sejam duráveis. Procure por marcas que estejam em conexão com a moda sustentável.
Fonte: Revista Claudia