O calçado de segurança é um dos Equipamentos de Segurança Pessoal (EPI), que visa garantir a proteção dos pés dos trabalhadores. Todos os profissionais que trabalham expostos a riscos de quedas de objetos de grande porte, devem utilizar esse equipamento.
Segundo a Norma Regulamentadora 06, é dever das empresas fornecer os EPI's para os trabalhadores. A utilização dos Calçados de Segurança em áreas de riscos é fundamental para evitar variados tipos de acidentes. Porém, em diversas ocasiões, a empresa fornece o EPI, mas ele é utilizado de forma incorreta.
Cabe ao funcionário cuidar do seu equipamento e também utilizá-lo da maneira correta. Outro ponto que vale ressaltar é que eles precisam ser guardados em lugares frescos e arejados.
Também existe a forma correta de higienizar seu calçado, pois ele pode gerar fungos e bactérias, ou seja, é necessário sempre estar com a limpeza em dia, para evitar a perda do material e que o usuário desenvolva algum problema de saúde.
Outro fator importante é a utilização de meias junto ao equipamento. Elas ajudam a absorver a transpiração e também é importante para prevenir possíveis contaminações. A utilização do equipamento sem as meias não é recomendado.
Atualmente, há uma grande diversidade de calçados de segurança e você pode indicar o equipamento mais adequado para realizar suas atividades diárias. Mas, cabe à empresa seguir ou não a indicação.
É de suma importância, o trabalhador relatar à empresa qualquer tipo de dano no material. E é necessário fazer a troca do equipamento caso houver alguma perfuração ou algo semelhante.
Os equipamentos de segurança devem proteger contra:
- Queda de materiais sobre os pés;
- Queimaduras causadas por produtos químicos;
- Acidentes causados por pregos, arames ou cacos de vidro;
- Descargas elétricas;
- A chance de queda em piso molhado.
Fonte: Nexus