Assunto em voga, a preservação do meio ambiente está atingindo até mesmo os consumidores de varejo. É o que aponta um estudo global da consultoria Gfk, cujo resultado mostrou que 76% dos consumidores esperam que as marcas sejam comprometidas ecologicamente. Além disso, outra exigência é que as marcas tenham a obrigação moral de respeitar o meio ambiente, segundo 28% dos cidadãos.
O estudo mostra que o perfil do consumidor mudou muito e ele está mais exigente com o que consome. Hoje, ele está mais consciente e procura marcas e produtos que, além de oferecerem qualidade, respeitem e até beneficiem o meio ambiente.
Na mesma direção, as marcas perceberam a mudança no perfil do consumidor e no modo de fazer negócio, passando a entregar produtos e serviços mais sustentáveis. Essa prática aumenta a confiança na marca e fideliza o consumidor, fazendo com que ele volte outras vezes, pois sabe que é ecologicamente correto.
Muitas varejistas têm usado métricas de benchmark de sustentabilidade como referência para adotar boas práticas de preservação do meio ambiente. Deste modo, conseguem desenvolver operações mais assertivas nas lojas da marca, contribuindo para um setor comercial mais limpo e sustentável.
Fontes: Francal/Primeira Página