O ano começou positivo para os calçadistas. Embora a base de comparação do ano passado seja fraca, os mais de 11,37 milhões pares comercializados no exterior, que geraram US$ 81,4 milhões, indicam a sequência no crescimento dos embarques registrada no final de 2016. Os números são 17,5% superiores em valores gerados e 0,6% menores em volume em relação ao primeiro mês do ano anterior (US$ 69,3 milhões e 11,44 milhões de pares).
Destinos
Os principais destinos do calçado brasileiro no primeiro mês do ano foram os Estados Unidos, para onde foram embarcados 1,3 milhão de pares que geraram US$ 16 milhões (altas de 2% em volume e 5% em valores na relação com igual mês de 2016) e a França, que comprou 1,45 milhão de pares por US$ 9 milhões (quedas de 41,7% em volume e 6,6% em dólares). O destaque positivo ficou por conta da Argentina, que importou 409 mil pares que geraram US$ 7 milhões, altas de 98% em pares e 165% em dólares em relação ao mesmo período do ano passado.
Estados
O principal exportador brasileiro de calçados no primeiro mês do ano foi o Rio Grande do Sul. No período, os gaúchos embarcaram 1,9 milhão de pares que geraram US$ 33,3 milhões, números superiores tanto em pares (22,9%) quanto em dólares (23%) na relação com janeiro de 2016. O segundo exportador foi o Ceará, de onde partiram 4,88 milhões de pares por US$ 24,87 milhões, registros 2,4% inferiores em volume e 2,1% superiores em dólares na relação com o ano passado. No terceiro posto, São Paulo embarcou 695,8 mil pares que geraram US$ 8,57 milhões, 0,4% mais em pares e 51,4% mais em dólares no comparativo com 2016.
Importações em queda
As importações seguiram a tendência de queda registrada ao longo de 2016. No primeiro mês, entraram no Brasil 2,5 milhões de pares pelos quais foram pagos US$ 35,62 milhões, números inferiores tanto em volume (5,5%) quanto em valores (6,1%) na relação com o janeiro do ano passado.
As principais origens das importações seguem sendo os países asiáticos. Em janeiro, o Vietnã exportou 1,2 milhão de pares por US$ 20,75 milhões ao Brasil, quedas de 1,3% em pares e de 6,4% em valores na relação com 2016. O segundo maior vendedor internacional de calçados para o Brasil foi a Indonésia, país que enviou 369,85 mil pares por US$ 6 milhões, quedas de 21,5% em pares e de 24,5% em valores no comparativo com igual período do ano passado. A terceira origem foi a China, de onde partiram 653,2 mil pares por US$ 4,1 milhões, queda de 16,5% em pares e aumento de 10% em dólares no comparativo com 2016.
O primeiro mês do ano também registrou queda nas importações de partes de calçados ? cabedais, solas, saltos, palmilhas etc. No período entrou no Brasil o equivalente a US$ 5,34 milhões, 30% menos do que no ano passado. As principais origens foram China, Vietnã e Paraguai.
Fonte: Abicalçados