Os embarques dos calçados brasileiros, de janeiro a agosto deste ano, registraram 76,66 milhões de pares, que geraram US$ 644 milhões ? altas de 8,2% em volume e de 2,5% em receita antes do mesmo período de 2019. Uma das razões foi a valorização do dólar, que deixa o preço do calçado brasileiro mais competitivo no exterior. Como os custos das indústrias são em reais, quando o dólar valoriza, existe a possibilidade de formar preços mais baixos.
Dados da Abicalçados apontam que, no mês de agosto, o preço médio do produto enviado ao exterior foi de US$ 8,24, enquanto no mesmo mês de 2018 foi de US$ 9,10. Tais fatos explicam a primeira posição dos Estados Unidos no ranking das exportações brasileiras. O movimento é esperado e deve continuar ocorrendo até o final do ano, especialmente em função da guerra comercial entre Estados Unidos e China, que tem encarecido o produto asiático com tarifas extras de importação.
Como era de se esperar, o segundo lugar no pódio brasileiro é ocupado pela Argentina, apesar da crise interna. No mês de agosto, os argentinos importaram 1,12 milhão de pares, pelos quais foram pagos US$ 11 milhões. Com isso, no acumulado dos oito meses, o País soma a importação de 5,76 milhões de pares e US$ 65,73 milhões.
Fonte: Francal