A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), representada pelo presidente e diretor executivo, Heitor Klein e Haroldo Ferreira esteve na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre/RS, para evento de criação de duas frentes parlamentares em defesa do setor calçadista.
As frentes, que se complementam na atuação pela competitividade, especialmente quanto à desburocratização estatal e diminuição da carga tributária, foram propostas pelos deputados estaduais Issur Koch e Dalciso Oliveira. O intuito com essas frentes é somar esforços na defesa do setor calçadista gaúcho, buscando um melhor cenário para a geração de emprego e renda no Estado. Em um primeiro momento, as frentes estarão concentradas na desburocratização do Estado. Serão propostas reuniões periódicas com calçadistas para levantar as demandas do setor.
Oliveira, que é sapateiro do Vale do Paranhana, ressaltou que o setor calçadista é especial para o Estado e que, por isso, precisa de defesa dos seus interesses para continuar gerando emprego e renda para a população. "Hoje o setor paga alíquotas de ICMS para vendas interestaduais maiores do que os nossos principais concorrentes, o que vem causando, além da migração de fábricas para outras regiões, o fechamento de estabelecimentos", disse, ressaltando que o calçado gaúcho fica, em média, 10% mais caro do que os comercializados nos demais estados produtores, especialmente em função da maior carga do imposto estadual.
Fonte: Abicalçados